Atualidades

Estado do Maranhão evidencia dano ao erário e ingressa em ação civil pública formalizada em face de desembargadoras, de juiz aposentado, do prefeito de Paço do Lumiar e de outros réus

Corregedoria Nacional de Justiça monitora a tramitação da ação, já tendo determinado o regime prioritário.

O conteúdo do site Direito e Ordem apesar de ser aberto, podendo ser reproduzido, tem sido excessivamente copiado e replicado por jornalistas e blogueiros sem ética e que não citam a fonte. Aos leitores fica a dica para atentarem para a data e o horário das postagens, para comparação com o que é postado pelos copiadores. E aos parasitas, que mencionem a fonte (Direito e Ordem).

O Estado do Maranhão resolveu manifestar interesse na ação civil pública por ato de improbidade administrativa de nº 0806828-38.2020-8.10.0029, em que figuram como réus autoridades vinculadas ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), sendo estas o juiz Sidarta Gautama Farias Maranhão (ex-titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Caxias e atualmente aposentado compulsoriamente) e as desembargadoras Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa e Oriana Gomes. A mencionada ação também foi proposta em face do atual prefeito do município de Paço do Lumiar (Frederico de Abreu Silva Campos) e do seu pai (Flávio Henrique da Silva Campos).

Segundo o Estado do Maranhão, o interesse ocorre porque existem “danos ao Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário-FERJ e, consequentemente, ao erário estadual”. E conclui:

“Considerando que os fatos descritos na inicial indicam prejuízo direto ao patrimônio público estadual, consubstanciado em desvio de recursos vinculados ao Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário – FERJ, é inequívoco o interesse jurídico do Estado do Maranhão na causa, na qualidade de titular do bem jurídico lesado”, tendo ainda expressado que “a presença de verbas estaduais e consequentemente a ocorrência de danos ao erário estadual” justificaria o ingresso no pólo ativo da demanda.

Vale informar que a tramitação da referida ação ocorre sob monitoramento constante do Corregedor Nacional de Justiça (Ministro Mauro Campbell Marques), já tendo sido estabelecida pela referida autoridade a prioridade de implementações dos atos processuais.

O site está à disposição dos interessados para postagem de qualquer manifestação.

Veja abaixo a íntegra da petição do Estado do Maranhão, da lavra do Subprocurador-Geral Adjunto da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (Antonio Carlos da Rocha Junior).

Referência: Poder Judiciário do Estado do Maranhão.

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através dos seguintes canais:

Celular    : 0 xx (98) 9 8574 5564 (WhatsApp).

 E-mail     : contato@direitoeordem.com.br

Acompanhe o Instagram do Direito e Ordem (@alexferreiraborralho).

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!