Judiciário

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão lança o “Projeto Baixa Extraordinária” com o objetivo de diminuir o acervo de processos nas unidades judiciais

Passagens e diárias para participação em cursos serão sorteadas entre os servidores

No período compreendido entre os dias 1º e 31 de julho deste ano será realizado, pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), o “Projeto Baixa Extraordinária”. Tal iniciativa tem por objetivo incentivar a baixa processual nas unidades judiciais de 1º grau, proporcionando a redução da quantidade de processos.

Com a implementação de mencionado projeto também ocorrerá a redução na Taxa de Congestionamento Líquida (TCLC), que representa a proporção de processos pendentes em relação ao total de processos baixados em determinado período.

Um painel específico será disponibilizado para que possa ocorrer o acompanhamento da performance de todas as unidades judiciais, com dados atualizados de forma semanal e com considerações sobre os seguintes atos processuais: movimentos de remessa para instância superior, em grau de recurso; remessa para outros tribunais; cancelamento da distribuição; arquivamento definitivo; início de liquidação, cumprimento de sentença ou execução e baixa definitiva.

Segundo a Corregedoria “Serão premiadas as cinco primeiras unidades de cada grupo, totalizando dez unidades vencedoras. A premiação será concedida no sorteio, entre os servidores e as servidoras das unidades premiadas, de passagens e diárias para participar de cursos nas suas áreas de atuação”, sendo que, o “sorteio será realizado em data a ser divulgada previamente nos canais de comunicação oficiais da Corregedoria e o resultado final da premiação será publicado no mês de agosto de 2025, destacando as unidades premiadas e os índices de desempenho alcançados.”

Todas as regras para participação no desafio estão dispostas na Portaria-CGJ Nº 2134, de 26 de junho de 2025, da lavra do corregedor-geral da Justiça (desembargador José Luiz Oliveira de Almeida).

No atual exercício da função de Corregedor-Geral da Justiça do Maranhão, José Luiz vem se destacando, principalmente, pela atuação que visa imprimir aumento da produtividade dos integrantes da magistratura de 1º grau, motivando e implementando mecanismos para permitir maior rapidez na tramitação dos processos judiciais, para que sejam julgados em tempo razoável.

O site está à disposição dos interessados para postagem de qualquer manifestação.

Veja abaixo a íntegra da Portaria.

Referência: Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!