Atualidades

Ministro Dias Toffoli devolve os autos e julgamento referente a eleição da ALEMA inicia dia 18.04.2025 e finaliza em 29.04.2025

O conteúdo do site Direito e Ordem apesar de ser aberto, podendo ser reproduzido, tem sido excessivamente copiado e replicado por jornalistas e blogueiros sem ética e que não citam a fonte. Aos leitores fica a dica para atentarem para a data e o horário das postagens, para comparação com o que é postado pelos copiadores. E aos parasitas, que mencionem a fonte (Direito e Ordem).

Retomada do julgamento da ADIN 7756 ocorrerá com o lançamento do voto de Toffoli em Sessão Virtual.

O ministro Dias Toffoli (Supremo Tribunal Federal) devolveu para julgamento os autos da ADIN de nº 7756, isso após pedido de vista.

O julgamento continuará em Sessão Virtual agendada para iniciar em 18.04.2025 e finalizar em 29.04.2025.

O objeto da ação está circunscrito a regra de desempate em eleições para a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, sendo a ação materializada pelo partido Solidariedade, que “contesta” a alteração realizada pela Resolução Legislativa de nº 1.300/24.

A ministra Cármen Lúcia, que é a relatora da ADIN, já votou pela improcedência do pedido constante na ação, argumentando que as Assembleias Legislativas têm autonomia para regulamentar seus processos internos, incluindo as eleições para a Mesa Diretora. A ministra expressou, ainda, que o uso da idade como critério de desempate não contraria a Constituição, alinhando-se a precedentes anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF), que também validaram este critério em diversos contextos.

Referência: Supremo Tribunal Federal (STF).

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através do seguinte e-mail: contato@direitoeordem.com.br

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!