Judiciário

Exclusivo! “Operação 18 Minutos”. Ministro relator prorroga por mais 1 (um) ano o afastamento de todos os magistrados denunciados e vinculados ao TJMA.

A prorrogação atinge os desembargadores que fazem parte da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal e alcança todas as medidas cautelares. Investigações paralelas também estão ocorrendo e continuam focadas na “organização criminosa supostamente instalada no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão com mercancia de decisões judiciais”.

O ministro João Otávio de Noronha (Superior Tribunal de Justiça), prorrogou por mais 1 (um) ano o afastamento dos desembargadores e dos juízes de primeiro grau denunciados em decorrência da deflagração da “Operação 18 Minutos”. Noronha é o relator do Inquérito referente a tal operação, este que apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro entre magistrados de primeira e de segunda instâncias, advogados, políticos e ex-servidores com atuação no Estado do Maranhão.

Tal decisão ocorreu em virtude de uma promoção apresentada pelo Ministério Público Federal intencionando a complementação da denúncia com diversos requerimentos, estando entre estes o prosseguimento de investigações em outros procedimentos, o compartilhamento de provas com outros órgãos de persecução penal e até apreciação do pedido de ampliação de medidas assecuratórias. Noronha apreciou todos os pleitos de forma individualizada e bem fundamentada.

Em tal decisum foram ratificadas a competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para prosseguimento do feito e análise das medidas cautelares, além da inaplicabilidade do instituto referente ao acordo de não persecução penal.

Essencial registrar que o citado ministro fez questão de destacar a gravidade dos fatos apurados, assim como, a necessidade de ser assegurada a efetividade da investigação e resguardar a instrução criminal.

O site está à disposição dos interessados para postagem de qualquer manifestação.

Referência: Alex Ferreira Borralho.

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!