Judiciário

Exclusivo! CNJ identifica nepotismo no Poder Judiciário maranhense e determina que TJMA instaure procedimento e faça revisão completa de todos os vínculos de parentesco

Foi concedido o prazo de 90 dias para instauração de procedimento investigativo e para uma “revisão completa de todos os vínculos de parentesco entre servidores, magistrados e ocupantes de cargos comissionados”.

O conteúdo do site Direito e Ordem apesar de ser aberto, podendo ser reproduzido, tem sido excessivamente copiado e replicado por jornalistas e blogueiros sem ética e que não citam a fonte. Aos leitores fica a dica para atentarem para a data e o horário das postagens, para comparação com o que é postado pelos copiadores. E aos parasitas, que mencionem a fonte (Direito e Ordem).

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instigado por voto da lavra do Corregedor Nacional de Justiça (ministro Mauro Campbell Marques), após identificar casos de nepotismo no Poder Judiciário maranhense, determinou que o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) tomasse as seguintes providências:

“1.5.3. no prazo de 90 dias, instaure procedimento administrativo para investigar os casos específicos de nepotismo identificados, com foco nas seguintes situações: servidora de matrícula 145078 (cargo comissionado), nora da magistrada de matrícula 36723, lotadas na mesma unidade; e servidora de matrícula 115428 (cargo efetivo), irmã da servidora de matrícula 115923 (Secretária Judicial), que exerce função de gestão direta ou indireta sobre a irmã. Encaminhe à Corregedoria Nacional um relatório detalhado com os resultados da investigação e as medidas adotadas;

1.5.4. no prazo de 90 dias, realize uma revisão completa de todos os vínculos de parentesco entre servidores, magistrados e ocupantes de cargos comissionados, especialmente com base nos registros identificados: 11 registros de cargo comissionado puro com parentesco com outro cargo comissionado puro; 11 registros de cargo comissionado puro com parentesco com cargo efetivo; 10 registros de cargo comissionado puro com parentesco com magistrados; 3 registros de cargo comissionado puro com parentesco com servidores requisitados. Encaminhe à Corregedoria Nacional um relatório com a lista completa de casos identificados e as providências tomadas;

1.5.5. no prazo de 90 dias, crie mecanismos de controle e prevenção para evitar novos casos de nepotismo, tais como: aprimoramento do sistema com a implementação de melhorias no sistema de gestão de pessoal para possibilitar a identificação automática de casos de nepotismo, com alertas sempre que o sistema identificar vínculos de parentesco entre servidores que atuem na mesma lotação ou em situações de subordinação direta ou indireta. O sistema deverá ser capaz de cruzar dados de matrículas, cargos e relações familiares para detectar possíveis irregularidades;”

Foi determinado, também, a abertura de Pedido de Providência no CNJ em face da Presidência do TJMA, para acompanhamento das determinações administrativas acima elencadas.

O site está à disposição dos interessados para postagem de qualquer manifestação.

Veja abaixo a parte do voto do Corregedor Nacional de Justiça que trata do tema desta postagem.

Referência: Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através do seguinte e-mail: contato@direitoeordem.com.br
Acompanhe o Instagram do Direito e Ordem (@alexferreiraborralho).

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!