Judiciário

Desembargador Marcelo Carvalho Silva declara ponto facultativo no seu gabinete no dia 06.09.2024. Ato vai de encontro a resolução do TJMA.

O desembargador Marcelo Carvalho Silva declarou ponto facultativo no seu gabinete no dia 06.09.2024.

A medida tem os seguintes parâmetros: o anúncio feito pelo Governador do Estado do Maranhão (Carlos Brandão), em suas redes sociais, isso no dia 05 de setembro de 2024, “informando a decretação de ponto facultativo no Estado; a celebração da Independência do Brasil, comemorada no dia 07 de setembro de 2024, data de grande relevância nacional; o aniversário da cidade de São Luís, a ser comemorado no dia 08 de setembro de 2024, marco histórico e cultural para a capital maranhense; o impacto positivo da medida para a celebração das datas comemorativas e a facilitação da conciliação de agendas da população.”

O inciso LXII, do artigo 29, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão disciplina que “Além das atribuições jurisdicionais e gerais, advindas da Lei e deste Regimento, compete ao presidente do Tribunal: submeter ao Plenário, até o dia 15 de novembro de cada ano, proposta de resolução contendo os feriados e pontos facultativos do ano judicial subsequente;”.

Vale informar que o Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou, na sessão administrativa do Órgão Especial que ocorreu em 06.12.2023, a Resolução-GP nº 98, de 23 de novembro de 2023, que relaciona os feriados e pontos facultativos do Poder Judiciário para o ano de 2024, não constando o dia 06.09.2024 como ponto facultativo.

Há de ser ressaltado que são considerados pontos facultativos no âmbito do Poder Judiciário maranhense os dias 27 de março (quarta-feira da Semana Santa) e 30 de maio (Corpus Christi).

Abaixo a íntegra da mencionada portaria e da citada resolução.

Referências: Desembargador Marcelo Carvalho Silva, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) e Blog do Gilberto Leda (https://gilbertoleda.com.br/).

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo