Desembargador Antônio José Vieira Filho (Ouvidor-Geral da Justiça do Maranhão), participa do XIII Encontro Nacional de Ouvidores Judiciais, em Manaus

O Desembargador Antônio José Vieira Filho, Ouvidor-Geral da Justiça do Estado do Maranhão, participa desde o dia 5 deste mês do XIII Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD), realizado na cidade de Manaus (AM) e que transcorrerá até dia 08 de novembro. O evento reuniu ouvidores de Tribunais de Justiça de diversos estados, com o objetivo de fortalecer as políticas de escuta institucional e ampliar a relação do Judiciário com a sociedade.
A convocação oficial para comparecimento ao mencionado encontro foi feita pelo presidente do COJUD (Desembargador Altair de Lemos Junior), que destacou a relevância da participação dos integrantes do colegiado para o aprimoramento das Ouvidorias Judiciais em nível nacional.
Durante o encontro foram discutidos temas como transparência pública, governança institucional, tratamento de manifestações dos usuários, uso de tecnologia para facilitação do acesso do cidadão ao sistema de Justiça e execução das diretrizes contidas na Resolução do Conselho Nacional de Justiça de nº 432, de 27 de outubro de 2021, que estabelece parâmetros para o atendimento ao público no Judiciário.
Essencial destacar que as Ouvidorias Judiciais têm desempenhado papel essencial na consolidação de um modelo de Justiça mais responsável, participativa e acessível. Além de funcionar como canal oficial de diálogo entre o cidadão e o Poder Judiciário, elas contribuem para a melhoria contínua da prestação jurisdicional ao identificar demandas sociais, apontar falhas estruturais, sugerir aperfeiçoamentos administrativos e promover o direito fundamental à informação.
A participação da Justiça maranhense no encontro reforça o compromisso institucional da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) com a modernização dos mecanismos de escuta, a ampliação da transparência e o fortalecimento da confiança pública no serviço judicial.
Referência: Alex Ferreira Borralho.
‒
Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através dos seguintes canais:
Celular : 0 xx (98) 9 8574 5564 (WhatsApp).
E-mail : contato@direitoeordem.com.br
Acompanhe o Instagram do Direito e Ordem (@alexferreiraborralho).




