Aprovação de Thiago Diaz para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) repercute positivamente na classe jurídica

“O indicado Thiago Diaz está promovendo quase um milagre aqui, porque é um relatado de um Lulista sendo defendido também por Bolsonarista.” (Senador Jorge Seif).
O conteúdo do site Direito e Ordem apesar de ser aberto, podendo ser reproduzido, tem sido excessivamente copiado e replicado por jornalistas e blogueiros sem ética e que não citam a fonte. Aos leitores fica a dica para atentarem para a data e o horário das postagens, para comparação com o que é postado pelos copiadores. E aos parasitas, que mencionem a fonte (Direito e Ordem).
Thiago Roberto Morais Diaz, advogado maranhense com histórico de liderança na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com especialização em Direito Tributário, alcançou comemoração ao ter sua indicação aprovada pelo Senado para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A vitória teve repercussão positiva na classe jurídica
Esse passo qualifica-o para representar a advocacia brasileira na mais alta instância de controle institucional do Ministério Público, cabendo agora a ele traduzir a trajetória de sucesso em resultados concretos para a advocacia e para a sociedade.
Thiago Roberto Morais Diaz nasceu em São Luís do Maranhão em 24 de dezembro de 1983, se formou em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) em 2005.
Iniciou sua carreira advocatícia no ano de 2006, atuando em escritórios na capital São Luís até fundar o seu próprio escritório, em 2008.
Posteriormente, aprofundou seus estudos com pós-graduação em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pós-graduando em Recuperação Judicial, Falência e Gestão Judicial com habilitação em Administração Judicial pela UPIS.
Thiago Diaz desenvolveu um papel relevante na Advocacia Maranhense e Nacional por meio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Em 2014 – 2015, integrou na Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MA. Foi eleito presidente da OAB Maranhão para dois mandatos consecutivos: 2016 – 2018 e 2019 – 2021.
Foi eleito presidente do Conselho das Profissões Regulamentadas do Maranhão no biênio 2020 – 2021.
No plano nacional, exerceu papel como Conselheiro Federal da OAB, e integrou, entre 2022 e 2025, a Coordenação Nacional de Comunicação do Conselho Federal da OAB.
Em 3 de dezembro de 2021, foi condecorado com a Medalha Manuel Beckman, maior honraria da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), em reconhecimento à sua atuação à frente da OAB/MA.
Sua gestão como presidente da OAB/MA ficou marcada por iniciativas como interiorização de serviços, ampliação de salas da advocacia nos fóruns, convênios e valorização da classe.
A indicação de Thiago Diaz para compor CNMP foi realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), sendo eleito por unanimidade em 20 de outubro de 2025.
Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sua indicação foi aprovada por 26 votos.
No Plenário do Senado, em 12 de novembro de 2025, foi confirmado com 53 votos favoráveis a sua nomeação para a vaga destinada à advocacia no CNMP.
Com a aprovação, Diaz passará a integrar o CNMP e exercer seu mandato no órgão de controle do Ministério Público.
Entre os desafios que ele terá pela frente estão os seguintes:
• Representar a advocacia num órgão que fiscaliza o Ministério Público, o que exige equilíbrio entre independência e diálogo institucional.
• Contribuir para o aperfeiçoamento da atuação do MP, observando o Estado Democrático de Direito e as garantias da advocacia.
• Levar à prática sua experiência de gestão e de interiorização da advocacia no Maranhão, agora num patamar nacional.
Para Thiago Diaz “A conquista representa um marco pessoal e institucional e ratifica o reconhecimento de sua trajetória como advogado e liderança da OAB no Maranhão e no Brasil.”
Já para a advocacia, sua indicação reforça a presença da classe no órgão de controle institucional do Ministério Público, o CNMP.
No Senado, o relator da indicação, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), destacou que Diaz “tem tudo para ajudar muito o CNMP, representará bem a vaga da OAB” e para o Senador Jorge Seif, “o indicado Thiago Diaz está promovendo quase um milagre aqui, porque é um relatado de um Lulista sendo defendido também por Bolsonarista.”
Direito e Ordem deseja sucesso a Thiago nessa sua nova função.
Referência: Alex Ferreira Borralho.
‒
Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através dos seguintes canais:
Celular : 0 xx (98) 9 8574 5564 (WhatsApp).
E-mail : contato@direitoeordem.com.br
Acompanhe o Instagram do Direito e Ordem (@alexferreiraborralho).




