Judiciário

Advogada formaliza denúncia e CNJ instaura pedido de providências em face do TRE-MA, por “condutas prejudiciais à imagem do Poder Judiciário que violam direito das mulheres” – motivo seria obtenção do selo de qualidade

A advogada Flavia Coelho Ambram formulou denúncia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em desfavor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), ocasionando a instauração de pedido de providência pela Corregedoria Nacional de Justiça.

O magistrado Lizandro Garcia Gomes Filho (juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça), fez uma síntese dos fundamentos do pedido de providências, nos seguintes termos:

“Trata-se de Relato apresentado pela Senhora Flávia Coelho Ambram, advogada, em que denuncia o Tribunal Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) por supostas práticas que considera prejudiciais à imagem do Judiciário brasileiro e que violariam o direito das mulheres.

Alega que o tribunal adotou medidas para maquiar seu quadro laboral e burlar as regras para obtenção de “selos de qualidade”, em desrespeito à pauta de igualdade de gênero.

Como elemento, trouxe em seu relato matéria publicada no site UOL, tem como título “TRE-MA fez auxiliares virarem chefes de si mesmas para inflar a cota feminina” (link).

A matéria, publicada em 24 de agosto de 2024, às 12:00, relata que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) adotou a prática de transformar assistentes em chefes de forma temporária para aumentar artificialmente a cota de mulheres em posição de liderança. A manobra foi vista como uma tentativa de melhorar a imagem do tribunal e cumprir metas de paridade de gênero, visando obter selos de qualidade do CNJ.”

Diante desse fato, o Corregedor Nacional de Justiça solicitou esclarecimentos ao TRE-MA.

O site Direito e Ordem esta a disposição dos integrantes do TRE-MA, para veiculação de qualquer esclarecimento.

Veja abaixo a íntegra dos despachos.

Referência: Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O conteúdo do site Direito e Ordem é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte (Direito e Ordem) seja citada.

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através do seguinte e-mail: contato@direitoeordem.com.br

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo