Atualidades

Sexta em Pauta

1. Eleições da OAB – Hoje é o último dia para inscrições das chapas que irão concorrer a direção da Secional Maranhão.

Hoje é o último dia para inscrições das chapas que irão concorrer a direção da Secional Maranhão e para as subseções no interior, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A previsão é que só sejam inscritas duas chapas que vão concorrer para a diretoria e para o Conselho Seccional do Estado.

Uma das chapas tem como candidato a reeleição de presidente o advogado Kaio Saraiva.

Já a outra, que é apoiada pelos ex-candidatos Gustavo Carvalho, Misael Rocha e Diego Sá, dentre outros, é a do advogado Marcelo Carvalho.

2. Juízes Guilherme Valente Soares Amorim de Sousa e Pedro Guimarães Junior são convocados para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os magistrados Guilherme Valente Soares Amorim de Sousa e Pedro Guimarães Junior foram convocados, pelo Ministro Herman Benjamin (presidente do Superior Tribunal de Justiça), para a partir de 21 de outubro de 2024, atuarem “de forma remota e sem prejuízo da jurisdição de origem, em caráter excepcional, pelo período de seis meses, para prestarem auxílio aos Gabinetes da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça”.

Serão mantidas a regular atividade jurisdicional dos juízes mencionados, além de todas as obrigações relacionadas ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), inclusive o dever de comparecimento presencial à sua unidade de lotação/designação, nos termos do artigo 5º da Instrução Normativa STJ/GP n. 32, de 23 de setembro de 2024.

Veja abaixo a íntegra da Portaria STJ/GP de nº 653, de 17 de outubro de 2024, da lavra do ministro Herman Benjamin (presidente do Superior Tribunal de Justiça).

3. Foi pautado o julgamento do Pedido de Providências protocolizado pelo advogado maranhense Aldenor Cunha Rebouças Junior, que questiona a decisão que deferiu a disposição da magistrada Amanda Costa Thomé Travincas para atuar como Juíza Auxiliar no gabinete do ministro do Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai julgar pleito implementado no Pedido de Providências de nº 0001235-89.2024.2.00.0000, protocolizado pelo advogado maranhense Aldenor Cunha Rebouças Junior, que visa cassar decisão que deferiu a disposição da magistrada Amanda Costa Thomé Travincas para atuar como Juíza Auxiliar no gabinete do ministro do Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A sessão de julgamento irá realizar-se, na sala do Plenário virtual, entre às 12h do dia 17.10.2024 e às 16h do dia 25.10.2024.

No entanto, “diante da singularidade do caso”, o insigne advogado requereu  “a inclusão do recurso em pauta de julgamento por videoconferência, pois o recorrente deseja sustentar oralmente as razões.”

4. Edifício Oceanic formaliza execução de título extrajudicial em face de Antonio Carlos Salim Braide, cobrando dívida de R$ 6.614,22 (seis mil, seiscentos e catorze reais e vinte e dois centavos).

Tramita no 8º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís (comarca da Ilha de São Luís), execução de título extrajudicial protocolizada pelo Edifício Oceanic (exequente), em face de Antonio Carlos Salim Braide (executado).

O fundamento da ação executiva é que “até a presente data, o Executado não pagou as cotas condominiais vencidas em 10/06/2024, 10/07/2024, 10/08/2024 e 10/09/2024, sendo o valor atualizado do débito de R$ 6.614,22 (seis mil, seiscentos e catorze reais e vinte e dois centavos)”.

O processo é o de nº 0802042-57.2024.8.10.0013.

Veja abaixo a íntegra da petição inicial.

Referências: Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional do Maranhão), Aldenor Cunhas Rebouças, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 8º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís (comarca da Ilha de São Luís) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O conteúdo do site Direito e Ordem é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte (Direito e Ordem) seja citada.

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através do seguinte e-mail: contato@direitoeordem.com.br

admin

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo