Antonio Carlos Salim Braide é indiciado – material apreendido durante o cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão preocupa empresários (02 celulares, 01 computador e 02 pen drives estão entre os itens)
No dia 20.08.2024, por decisão do juiz Rogério Pelegrini Tognon Rondon (magistrado titular da 1ª Central de Inquéritos e Custódia do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca da Ilha de São Luís), foi cumprido pelos Policiais Civis do Departamento de Combate ao Crime Organizado do Estado do Maranhão (DCCO/SEIC), mandado judicial de busca e apreensão decorrente do procedimento (inquérito policial) que investiga o fato conhecido como “carro do milhão”.
O cumprimento de tal decisão judicial ensejou a lavratura de auto de prisão em flagrante em face de Antonio Braide (foi dado voz de prisão), eis que um carregador de arma de fogo da marca Taurus, modelo 638, foi encontrado no interior do seu guarda-roupa, configurando o crime previsto de posse ilegal de acessório de arma de fogo contido no artigo 12, da Lei 10826, de 22 de dezembro de 2003 (Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa: Pena – detenção, de um a três anos, e multa).
Vale ressaltar que ao ser ouvido pelo Delegado Plínio Araújo Napoleão Lima, Antonio Braide confessou ser o proprietário do referido acessório, isso desde o ano de 2013 e que tinha uma pistola Taurus, calibre 380 registrada em seu nome, tendo registro e autorização de posse de arma.
No entanto foi arbitrada fiança pela autoridade policial no importe de R$ 1.412,00 (mil quatrocentos e doze reais), sendo paga e levando-o a aguardar as investigações em liberdade.
Após tramitação regular, o inquérito policial foi concluído com o indiciamento de Antonio Braide pelo cometimento do crime antes mencionado.
Direito e Ordem ouviu dois empresários e assumiu o compromisso de preservar suas identificações, tendo ambos afirmado que esse indiciamento compromete, apenas, Antonio Braide, mas que que no meio empresarial a tensão é grande quanto ao material apreendido nesse inquérito, isso no sentido de que sejam encontradas provas que possam levar a comprovação de atividades ilícitas decorrentes do “carro do milhão”.
Todavia, o site não recebeu qualquer informação, até agora, sobre o resultado da análise do material apreendido, não tendo nenhuma notícia, ainda, de possível cometimento de ilegalidades (a fase é de verificação e extração de dados dos itens apreendidos).
Direito e Ordem traz a lista dos itens apreendidos, que são os seguintes:
Item 01 – um aparelho celular Iphone de cor preta;
Item 02 – um aparelho celular Iphone de cor azul;
Item 03 – um aparelho MacBook de cor cinza;
Item 04 – um certificado de registro e licenciamento do veículo CRLV-Honda Fit LX 2008/2008, de placas NHJ 8667, em nome de Antonia Maria Martins Braide;
Item 05 – 02 pen drives, sendo um Sandisk e outro Micro Usb 2.0;
Item 06 – um carregador de pistola 380 Taurus PT 638, sem munição.
Item 07 – um memorial descritivo da Fazenda Santo Antonio, com área (ha) de 67,3309, perímetro 4.156,19;
Item 08 – um memorial descritivo da Fazenda Santo Antonio, com área (ha) de 65,8604, perímetro 3.903,04;
Abaixo a íntegra do Auto de Apresentação e Apreensão e de outros documentos, dentre os quais o ato de indiciamento (relatório final do inquérito policial).
Referência: Polícia Civil do Estado do Maranhão.
O conteúdo do site Direito e Ordem é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte (Direito e Ordem) seja citada.
Faca uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através do seguinte e-mail: contato@direitoeordem.com.br