Judiciário

Infestação de ratos, goteiras molhando computadores e 3.636 processos paralisados há mais de 100 dias. Esta é realidade da 3ª Vara de Execuções Penais do Termo Judiciário de São Luís

O conteúdo do site Direito e Ordem apesar de ser aberto, podendo ser reproduzido, tem sido excessivamente copiado e replicado por jornalistas e blogueiros sem ética e que não citam a fonte. Aos leitores fica a dica para atentarem para a data e o horário das postagens, para comparação com o que é postado pelos copiadores. E aos parasitas, que mencionem a fonte (Direito e Ordem).

A unidade durante o ano de 2024 teve vários problemas com relação a infestação de ratos, pois as paredes tinham aberturas, por onde os mesmos entravam. Além das infiltrações, que inclusive levaram a unidade a estabelecer homeoffice aos servidores, pois não tinha como se trabalhar com as goteiras, muitas delas que vertiam nos computadores.”

Em tempo de preocupações com a compra de 50 iPhones 16 Pro Max pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), eis que surge o Relatório de Correição Ordinária realizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão na 3ª Vara de Execuções penais do Termo Judiciário de São Luís. A frase antes grafada e que compõe o subtítulo constitui uma das conclusões de tal documento.

A equipe correcional que elaborou tal documento é composta pela juíza Lavínia Helena Macedo Coelho e pelos Servidores Helyrose Rosely Santos da Silva, Vitória Colvara Gomes de Sousa, Maiara Lopes de Castro, Daniel Cavalcante e Silva e Pedro Bogéa Pereira Santos. O trabalho foi realizado em 06.03.2025.

Direito e Ordem detalha algumas conclusões materializadas em tal relatório, este assinado, também, pelo atual Corregedor-Geral da Justiça (desembargador José Luiz Oliveira de Almeida). Vamos ao contexto:

“A 3ª Vara de Execuções Penais está localizada nas dependências do Fórum Des. Sarney Costa, na Avenida Prof. Carlos Cunha, s/n, Calhau, São Luís/MA. Sendo disposta de um gabinete, uma secretaria, uma assessoria, duas salas e uma copa, além da Recepção. Entretanto falta infraestrutura, pois falta pontos de rede para utilização de mais computadores. A unidade conta com 16(dezesseis) computadores e 02(duas) impressoras. A unidade durante o ano de 2024 teve vários problemas com relação a infestação de ratos, pois as paredes tinham aberturas, por onde os mesmos entravam. Além das infiltrações, que inclusive levaram a unidade a estabelecer homeoffice aos servidores, pois não tinha como se trabalhar com as goteiras, muitas delas que vertiam nos computadores. E finalizando, a falta de efetivo. A unidade conta apenas com 03 servidores do quadro do Tribunal de Justiça do MA, e um acervo de 6918 processos a serem trabalhados.

Certifica-se, ainda, o recebimento do OFC-3VEPTJSL – 212025, com solicitação de auxílio à Corregedoria Geral da Justiça, nos seguintes termos:

1.Criação do 2º Cargo de Juiz Titular da 3ª Vara de Execuções Penais.

2.Criação do cargo de assessor de administração destinado à 3ª Vara de Execuções Penais.

3.Mais dois analistas judiciários a serem lotados na 3ª Vara de Execuções Penais, sem prejuízo da continuidade da atuação dos residentes jurídicos.

4.Servidores efetivos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, técnicos e auxiliares judiciários a serem lotados na 3ª Vara de Execuções Penais.

(…)

Analisar os processos, proferindo sentenças, despachos e decisões nos prazos legais, destacando que há 2928 petições iniciais não apreciadas. Importa, ainda, acompanhar os 36 processos suspensos, há mais de 100 dias;

(…)

Processos paralisados + de 100 dias (Secretaria + Gabinete): conforme relatório extraído em Janeiro/2025, do Sistema TERMOJURIS, há 3.636 (1368 em gabinete E 2268 em secretaria) processos paralisados há mais de 100 dias, sendo necessária a redução em até 60%, no prazo de 4 (quatro) meses, contados da ciência do presente relatório.

(…)

Considerando a existência de 3.636 processos paralisados há mais de 100 dias (1368 em gabinete, 2268 em secretaria), o que corresponde aproximadamente há 50,22% do acervo da unidade, recomenda-se à magistrada elaborar plano tático com a finalidade de diminuir o quantitativo de processos conclusos, conforme proposição do item 11.”

Na página oficial do TJMA consta a magistrada Joelma Sousa Santos respondendo pela unidade correcionada (3ª Vara de Execuções penais do Termo Judiciário de São Luís).

No discurso de posse para o biênio referente a abril de 2024 a abril de 2026, o desembargador José Luiz Oliveira de Almeida (Corregedor-Geral da Justiça) propalou em alto e bom som que “O meu afã e o meu objetivo à frente da Corregedoria são três metas: a primeira meta é produtividade, a segunda meta é produtividade e a terceira meta, a mais importante, é produtividade”.

Direito e Ordem indaga como as metas de produtividade podem ser alcançadas com condições de trabalho iguais a identificada no relatório, que certamente devem atingir outras unidades judiciárias, mesmo sabendo que há um esforço da CGJ para criar condições de trabalho adequadas para a efetivação da prestação jurisdicional.

O site está à disposição dos interessados para postagem de qualquer manifestação, especialmente da AMMA (Associação dos Magistrados do Maranhão) e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão.

Abaixo a íntegra do relatório.

Referência: Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ)

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através do seguinte e-mail: contato@direitoeordem.com.br

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!