Atualidades

Escolhido o relator da ação formalizada pelo Partido Solidariedade, que tenta derrubar o foro privilegiado dos diretores da ALEMA

Ação Direta de Inconstitucionalidade tem pedido de medida cautelar  e relatoria do Ministro Dias Toffoli.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Partido Solidariedade e que tem por objeto “a impugnação específica do §3º do art. 28-C da Constituição do Estado do Maranhão, acrescido pela Emenda Constitucional nº 101/2024, que estende aos ocupantes dos cargos em comissão da Direção Superior da Assembleia Legislativa, a dizer os diretores e o procurador-geral, os “direitos” previstos no art. 70 da Constituição, segundo o qual: “Os Secretários de Estado ou ocupantes de cargo equivalente, nos crimes comuns e nos crimes de responsabilidade, serão julgados pelo Tribunal de Justiça. (modificado pela Emenda à Constituição nº 023, de 18/12/98)””, possui como relator o ministro Dias Toffoli.

Toffoli faz parte da Segunda Câmara do STF, sendo os demais integrantes os ministros Edson Fachin (presidente), Gilmar Mendes, Nunes Marques e André Mendonça.

O processo já esta concluso para análise do pedido de medida cautelar, que foi implementado da seguinte forma:

“a) A concessão da medida cautelar, sem audiência da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, para que se suspenda imediatamente a eficácia do §3º do art. 28-C da Constituição do Estado do Maranhão, acrescido pela Emenda Constitucional nº 101/2024;”

Referência: Supremo Tribunal Federal (STF).

O conteúdo do site Direito e Ordem é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte (Direito e Ordem) seja citada.

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através do seguinte e-mail: contato@direitoeordem.com.br

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo