Atualidades

Alexandre de Moraes mantém o efeito prático do voto da ministra Carmen Lúcia, fazendo incidir o desempate pelo critério de idade para a eleição da ALEMA

O conteúdo do site Direito e Ordem apesar de ser aberto, podendo ser reproduzido, tem sido excessivamente copiado e replicado por jornalistas e blogueiros sem ética e que não citam a fonte. Aos leitores fica a dica para atentarem para a data e o horário das postagens, para comparação com o que é postado pelos copiadores. E aos parasitas, que mencionem a fonte (Direito e Ordem).

Divergência aberta por Alexandre só ocorreu quanto ao fundamento do voto, que contemplou o Princípio da Anualidade.

O Ministro Alexandre de Moraes acabou por manter o mesmo efeito prático do voto da ministra Carmen Lúcia no julgamento da ADI 7756, concernente a eleição para o cargo de presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEM) para o biênio 2025/2026.

Isso ocorre porque tanto o critério atual quanto o antigo, contemplam o desempate através do candidato que é mais idoso.

A mudança atual apenas alterou o inciso, ou seja, passou do inciso IX, do artigo 8º, do Regimento Interno da ALEMA (ano de 1991), para o inciso IV, do artigo 8º, do mesmo Regimento (ano de 2024).

Se o ministro intencionou mudar o rumo da eleição na ALEMA, então cometeu equívoco.

Veja abaixo o quadro comparativo.

Referência: Alex Ferreira Borralho.

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através do seguinte e-mail: contato@direitoeordem.com.br

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!