Site

90 anos do Humanista Luiz Alfredo Netto Guterres Soares

Homem de Fé Cristã comparável à dos Santos Mártires, algo que em nada contrastou com o seu ideal humanista, vivido e vivenciado em todos os tempos com a valorização do ser humano, sua razão, autonomia e potencial científicos. Trabalhador incansável, intelectual, poeta, filósofo, jornalista, jurista; o filho, o esposo, o pai, irmão e o companheiro…

Esses são uns pouco adjetivos a que nos permitimos qualificar esse grande ser humano que nasceu em São Luís no dia 25 de novembro de 1935, e nos deixou em 04 de julho de 2016, aos 80 anos de idade.Ele fez da sua vida inteira, desde os 13 anos, quando ingressou no mundo do trabalho industrial, e até no enfrentamento dos problemas de saúde, um sacerdócio para o trabalho: (… Carreguei pedras nos poucos instantes em que podia descansar…). Foi a melhor herança recebida do seu pai, Durval Soares:(… um exemplo de um menino pobre do interior, que por sua vontade inquebrantável, venceu na cidade grande…), a quem nutria um amor de filho para além de carinhoso, tendo resumido essa paixão com as palavras tão simples, mas de uma essência humanista incomparável: “Alma de açúcar num coração de ouro”. Era assim como admirava e seguia os passos e os exemplos de seu pai na lida dos bons ensinamentos recebidos na vida familiar.

A sua verve intelectual foi o somatório do encontro de duas almas doces (Durval e Joaquina Rosa), como carinhosamente se referia aos genitores.Os pendores naturais para o dom da cultura universal, fizeram de seus pais exemplos de referência, a origem e a extremidade do caminho da cultura humanista percorrido por Netto Guterres, até seus últimos dias.  

Aos 12 anos de idade, esse Sonhador (definição do seu filho Francisco de Assis) iniciava a sua vertente literária com  seus primeiros ensaios e poemas de conteúdo romântico, mas com a marca do humanismo palpitante de sonhos por um mundo justo, aliado à bondade, à liberdade e à moral, como se encontra na essência das suas obras legadas ao orbe da cultura e do trabalho (Taça Vazia, Vagalume, Canto no Ocaso, Canto Telúrico para São Luís, Ex Corde, Umbrais do Meu Parnaso), e tantas outras que têm o honroso selo e a chancela do brilhantismo intelectual de quem ocupou a Cadeira nº 39 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Humanista-pai, a sua ternura foi um espelho de dignidade para muitos. Ele era o olhar do melhor abrigo sobre a sua prole: um brilho especial e peculiar que espargia só o amor e os cuidados para com cada integrante da linhagem sêxtupla tão querida e amada, a qual cantava em versos, e em Orações rogava intensamente o Amor Divino da Proteção, que nunca o abandonou, mesmo na grande tragédia de uma perda inesperada em sua vida (e que somente o Senhor Deus o explica durante as Cerimônias Celestiais…):

E como todo Humanista de escol, o visionário filósofo também profetizou, no Santuário da Fé e do Amor paterno, quão longe divisava as vitórias do presente e do futuro da filha amada:

(… Propicia Senhor Deus das minhas mais profundas crenças, retidão nas caminhadas da minha filha única; a quem batizei e consagrei com o nome da Tua Santíssima Mãe. Retempera e multiplica Senhor Todo Poderoso, a coragem e a perspicácia de Maria da Graça, para que nos momentos mais críticos e desesperadores de suas indecisões profissionais, ela não fique IMOBILIZADA/ESTÁTICA/PERPLEXA, frente a omissão, dubiedade ou frieza dos Textos, das Leis e dos Códigos…).

O Humanista-esposo, esse jamais haveria de olvidar da sua tão Donairosa dos longos anos de caminhares ao sol, chuvas e todos os luares; e que foi preparar-lhe a recepção no universo celestial, dois meses antes da sua partida. E chegando ao Céu foi logo recitando, sob os louvores das harpas divinas, e com o entusiasmo do seu singular e Eterno Amor: 

O nosso Deus e a natureza dotaram Luiz Alfredo Netto Guterres Soares de um espírito espontâneo e generoso como o florescimento da planta. Sempre cumpridor de suas missões; a retíssima humildade e a honestidade invariável lhe permitiram ver o resplandecer de tudo que laborou no seu tempo. Nenhuma controvérsia ou atos corriqueiros do dia a dia obscureceram os caminhos desse homem bom e educado, mas incisivo nos bons e saudáveis debates e embates que, nas arenas da vida, onde sempre digladiou, forjado nos melhores argumentos e nos cenários que a cultura humanista proporcionou-lhe, até os instantes finais de seus últimos suspiros ex Corde!

Celebremos, pois, os 90 anos do nosso Humanista, afinal, até hoje, ninguém conseguiu provar que a vida não continua…!

Petrônio Alves, Advogado (OABMA 5346), Jornalista (0001639/MA), Radialista (0002304/MA) e ex-Juiz Classista na 3ª Vara do Trabalho de São Luís.  

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!