Atualidades

Desembargador Sebastião Bonfim faz determinações no processo que poderá levar a inelegibilidade de Lahesio Rodrigues do Bonfim

Processo foi enviado a instância de origem para correções e pode gerar nova relatoria (seria a terceira).

O conteúdo do site Direito e Ordem apesar de ser aberto, podendo ser reproduzido, tem sido excessivamente copiado e replicado por jornalistas e blogueiros sem ética e que não citam a fonte. Aos leitores fica a dica para atentarem para a data e o horário das postagens, para comparação com o que é postado pelos copiadores. E aos parasitas, que mencionem a fonte (Direito e Ordem).

O desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim (Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão), que é o relator do processo que poderá levar a inelegibilidade de Lahesio Rodrigues do Bonfim, materializou despacho com inúmeras determinações, sendo estas as seguintes:

“a) Promover a retificação da classe processual para “Ação Penal Originária”;

b) Efetuar a baixa do feito no acervo da unidade, para fins de correção estatística e cadastral;

c) Proceder ao reenvio do processo a este Tribunal de Justiça, por meio do Malote Digital, já com a classificação processual adequada.”

Segundo o mencionado desembargador, tais providências são necessárias em virtude de que “ao ser protocolado no sistema de segundo grau, o feito foi equivocadamente classificado sob a classe “Apelação Criminal”, quando, na realidade, reveste-se da natureza jurídica de Ação Penal Originária, cujo processamento se dá diretamente perante este Tribunal, à luz dos arts. 120 e seguintes do Regimento Interno do TJMA.” Sendo assim,  seria essencial a regularização processual, com a adoção das providências anteriormente abordadas.

Por pertinente, Direito e Ordem faz a transcrição de dois parágrafos de referido ato jurisdicional. Vamos ao contexto:

“Esclareço que a baixa determinada restringe-se ao sistema da comarca de origem e não implica em modificação de competência, a qual permanece desta Corte, em razão da prerrogativa de foro reconhecida.

Ressalto, ademais, que o reingresso do feito no 2º grau, com a correta classificação, ensejará sua regular distribuição entre os membros desta Corte, observando-se eventual prevenção, quando cabível, ocasião em que se definirá o relator responsável pela condução da ação penal originária.”

Ao que aparenta poderá ocorrer a constituição de nova relatoria para o referido processo, o que se ocorrer ensejará uma terceira mudança na condução por parte de desembargadores.

O site está à disposição dos interessados para postagem de qualquer manifestação.

Veja abaixo a íntegra do despacho.

Referência: Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA).

Faça uma denúncia ou sugira uma postagem para o Direito e Ordem através dos seguintes canais:

Celular    : 0 xx (98) 9 8574 5564 (WhatsApp).

 E-mail    : contato@direitoeordem.com.br

Acompanhe o Instagram do Direito e Ordem (@alexferreiraborralho).

Alex Ferreira Borralho

Alex Ferreira Borralho é advogado e exerce suas atividades advocatícias, principalmente, nas áreas cível e criminal. Idealizou o Instagram Direito em Ordem em 03.01.2022, criando um canal de informações que busca transmitir noticias relevantes de forma sucinta, de entendimento imediato e de grande importância para a sociedade, o que foi ampliado com publicações de artigos semanais no Jornal Pequeno, todos os sábados e nos mais variados meios de comunicação. Esse canal agora é amplificado com a criação do site Direito e Ordem, que deverá pautar, especialmente, os acontecimentos do Poder Judiciário do estado do Maranhão, levando, ainda, ao conhecimento de todos informações sobre episódios diários no âmbito dos tribunais, dos escritórios de advocacia e do meio político e social.
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo é protegido!!